Sunday, January 01, 2006

Visite nossa Cidade Historica!

Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso
Primeira igreja construída em alvenaria, marca o início da 3ª fase do barroco, que predomina nas suas esculturas, imagens e peças de ouro e prata.

Pelourinho
Construído em 1722, era símbolo do poder real na Vila. É um dos poucos que ainda restam em Minas Gerais.

Chafariz da Cadeia Velha e da Matriz
Construções sólidas erguidas pelos escravos em 1800, apresentam linhas e arabescos harmoniosos, trabalhados em pedra sabão.

Igreja de São Francisco de Assis
Data do início do século XVIII. Possui bonita fachada chanfrada, que lembra a Igreja do Ó de Sabará.

Museu Regional
Sobrado nobre de estilo colonial, apresenta um precioso acervo constituído de peças da arte popular do século XVII. É famoso por ter sido residência do polêmico Barão de Catas Altas.

Igreja Nossa Senhora do Rosário
Construída em linhas simples, em alvenaria de adobe com esteios de madeira, datada da época de fundação da cidade.

Solar do Tinoco
Pertenceu ao Barão de Cocais e mais tarde ao ilustre político Dr. João Pinheiro da Silva. Este solar mantém suas linhas tradicionais peculiares às casas senhoriais de Minas.

Pedra Branca
Bloco de pedra com aproximadamente 60 metros de altura, destaca-se na paisagem de Caeté e está localizada no bairro da Pedra Branca. Muito usada para a pratica de alpinismo.
Serra da Piedade: a grandiosidade da natureza encanta turistas e peregrinos.

Serra da Piedade
Situada a 16 quilômetros da cidade, por via asfaltada, ergue-se a uma altitude de 1.746m. Comporta penhascos e rochedos gigantescos, entre os quais cresce uma vegetação de montanha. Trata-se realmente de um dos mais belos panoramas do Brasil.

Santuário Nossa Senhora da Piedade
Construído por Antônio Bracarena no fim do século XVIII, a igreja apresenta em seu interior a imagem de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais. Esta imagem é atribuída ao famoso escultor Aleijadinho.

Cruzeiro: Maria, São João e Cristo Crucificado
Obra do escultor romeno Vladi Poenaru em ferro modular.

Morro Vermelho – Um pedacinho da história entre montanhas e cachoeira.
Localizado a 12km de Caeté, que tem sua origem por volta de 1700, devido à extração de ouro nas minas de Vira Copos, se tornou histórico com a revolta da população contra a cobrança do quinto por bateia pela Coroa Portuguesa.
Por volta de 1715, o Governador de Minas e São Paulo, Dom Baltazar da Silveira, impôs a cobrança de impostos pelo número de bateias empregadas no lavradio. O protesto generalizou-se em toda Minas Gerais, e uma revolução em Morro Vermelho.
Preocupado o Governador viajou até o distrito, onde foi recebido com armas, o que fez com ele declarasse a isenção do imposto.
Até hoje Morro Vermelho mantém viva as suas tradições folclóricas, como a cavalhada, que representa a luta entre Mouros e Cristãos, encenada a quase 300 anos.
Entre montanhas com suas ruas tranqüilas e seu povo sereno, em Morro Vermelho o visitante tem a impressão de ter voltado no tempo e essa paz só é interrompida pela chegada de grupos que se embrenham em suas fantásticas trilhas em busca de aventuras.

Vista de Morro Vermelho - Igreja Nossa Senhora de Nazaré
Construção do séc. XVIII. Destaca-se a pintura da nave que representa o milagre ocorrido em Portugal, de onde se originou o culto a Nossa Senhora de Nazaré.

Capela do Rosário
Uma das mais antigas da região, foi construída pela população negra, por causa da segregação entre brancos e negros. Tem corpo único com sacristia na lateral esquerda e pintura de Nossa Senhora de Nazaré no teto.

Cachoeira Santo Antônio
No meio de um paredão de pedra, coberto por uma vegetação típica de regiões rochosas, surge uma queda d água de aproximadamente 50 metros, formando abaixo um imenso lago de águas transparentes e frias. Situada à 13 quilômetros do Morro Vermelho por estrada de terra.

Principais eventos
Cavalhada de Nossa Senhora de Nazaré
Festa tradicional folclórica-religiosa, que se repete a mais de 200 anos, no dia 7 de setembro. A festa relembra a luta entre Mouros e Cristãos e a união dos mesmos congregando seus louvores à Virgem de Nazaré. É o que se chama Cavalhada. No dia 8, há missa em latim, onde são servidos doces e bolos. Ä noite solene procissão de Nossa Senhora de Nazaré, com acompanhamento dos fiéis com velas acessas, e há queima de fogos de artifício.
Data: 7 e 8 de setembro.
Local: Adro e Igreja de Nossa Senhora de Nazaré – distrito de Morro Vermelho.

Carnaval de Inverno
Três dias de carnaval em pleno inverno. Ornamentação, músicas carnavalescas e movimento de barraquinhas.
Data: Último final de semana de julho.

Festa dos Alpes
A festa reúne provas off-road de pilotos e equipes, movimentos de barraquinhas, shows musicais e quadrilhas.
Data: 2ª quinzena de julho.
Local: Restaurante Alpenrose – distrito de Morro Vermelho

Festa de Nossa Senhora do Bom Sucesso
Festa da padroeira da cidade, ë comemorada com missas, ladainhas, procissões, queima de fogos e apresentações musicais.
Data: 15 de agosto
Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso e Praça João Pinheiro

Jubileu da Serra da Piedade
O evento é em homenagem a padroeira de Minas Gerais. Todos os dias durante o jubileu, são celebradas missas no Santuário, pela manhã e a tarde. No dia 7 de setembro, missa solene e benção do Santíssimo.
Data: 15 de agosto a 7 de setembro.
Local: Alto da Serra da Piedade.

Caeté Cidade Historica de Minas Gerais ( MG )!

Caeté Cidade história de Minas Gerais!

Em 1701, quando Leonardo Nardez e seus companheiros chegaram ao planalto mineiro, depararam com uma grande mata, que chamaram Caeté ( na língua indígena, “mata virgem” ). Nascia, então, a Vila Nova da Rainha.

Caeté, tem uma história particularmente rica. Nela se deu em 1708 a guerra civil do Emboabas, na qual começou a formação histórica de Minas Gerais. A luta apesar de seu fundo econômico, não deixou de demonstrar o sentido de organização dos grupos em conflito: portugueses e bandeirantes. Principalmente dos primeiros, que elevaram seu chefe, Manuel Nunes Viana, depois das primeiras vitórias, governador de Minas. Esta escolha ficou como registro das primeiras eleições livres da América, tendo Nunes exercido o cargo durante um ano.

A cidade de Caeté foi fundada no ciclo do ouro, quando foram construídas suas principais igrejas e o casario de arquitetura colonial. Com o esgotamento de seus aluviões auríferos, o arraial entrou em decadência, renascendo economicamente em 1865, com as primeiras atividades industriais. Hoje a economia do município baseia-se em pequenas empresas e no setor agropecuário e hortifrutigranjeiro.

Distante 56 km da capital, Caeté faz parte do Circuito do Ouro e integra a região metropolitana de Belo Horizonte. O acesso a cidade é pelas rodovias BR-262 e MG-435.
Com seus 35 mil habitantes e uma área de 542 quilômetros quadrados, o município oferece belos exemplares da arquitetura barroca, além de uma rara e colorida paisagem, onde se descortina a poética e mística Serra da Piedade.
Fonte: Macaca!