Sunday, January 01, 2006

Caeté Cidade Historica de Minas Gerais ( MG )!

Caeté Cidade história de Minas Gerais!

Em 1701, quando Leonardo Nardez e seus companheiros chegaram ao planalto mineiro, depararam com uma grande mata, que chamaram Caeté ( na língua indígena, “mata virgem” ). Nascia, então, a Vila Nova da Rainha.

Caeté, tem uma história particularmente rica. Nela se deu em 1708 a guerra civil do Emboabas, na qual começou a formação histórica de Minas Gerais. A luta apesar de seu fundo econômico, não deixou de demonstrar o sentido de organização dos grupos em conflito: portugueses e bandeirantes. Principalmente dos primeiros, que elevaram seu chefe, Manuel Nunes Viana, depois das primeiras vitórias, governador de Minas. Esta escolha ficou como registro das primeiras eleições livres da América, tendo Nunes exercido o cargo durante um ano.

A cidade de Caeté foi fundada no ciclo do ouro, quando foram construídas suas principais igrejas e o casario de arquitetura colonial. Com o esgotamento de seus aluviões auríferos, o arraial entrou em decadência, renascendo economicamente em 1865, com as primeiras atividades industriais. Hoje a economia do município baseia-se em pequenas empresas e no setor agropecuário e hortifrutigranjeiro.

Distante 56 km da capital, Caeté faz parte do Circuito do Ouro e integra a região metropolitana de Belo Horizonte. O acesso a cidade é pelas rodovias BR-262 e MG-435.
Com seus 35 mil habitantes e uma área de 542 quilômetros quadrados, o município oferece belos exemplares da arquitetura barroca, além de uma rara e colorida paisagem, onde se descortina a poética e mística Serra da Piedade.
Fonte: Macaca!

No comments: